3 de jun. de 2012

Dia do Desafio no GME Nossa Senhora de Fátima


O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o evento oferece a oportunidade de as pessoas pararem tudo o que estão fazendo para se movimentar. No último dia 30, nossa escola se empenhou nessa tarefa. E colocou todo mundo para se mexer.

Através de uma disputa entre cidades do mundo todo, o intuito do Dia do Desafio é inserir a atividade física na agenda diária das pessoas, para criar novos hábitos em benefício de uma vida saudável. Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. Ganha a cidade que tiver o maior grupo participante.





Veja as fotos desse dia:




















Arte integrada a disciplinas de sala de aula


TARSILA DO AMARAL, pintora brasileira presente em sala de aula. Os alunos do 5° ano ressignificaram obras.
A obra Operários em Arte representa a expressão da figura humana. Em Geografia as miscigenações ocorridas com o povo brasileiro a partir da chegada dos imigrantes e também representa a revolução industrial ocorrida nesta época.

Quanto à obra Por do Sol, apresenta a antropofagia (do real ao irreal). Em sala explorou-se cores, formas, linhas, trabalhando também a coordenação motora.




Durante as aulas de Matemática os alunos do 5º ano confeccionaram poliedros (sólidos com várias faces), trabalhando criatividade, observando traçados de linhas, quantidade de face, vértices e arestas.


Confeccionando um Globo Terrestre.

Utilizando apenas uma bola de isopor de 75 mm, uma tampa de nescafé  com um furo (ao meio) e um palito de churrasco cada aluno confeccionou seu globo. Aprendendo com prazer, (pintura, recorte, colagem) observando linhas paralelas, principais meridianos, continentes e oceanos.