26 de mar. de 2013

Trabalhando sobre a História da Escrita na Educação Infantil


AS TURMAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO GRUPO ESCOLAR MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, VIAJAM ATRAVÉS DOS TEMPOS PARA CONTAR A HISTÓRIA DA ESCRITA....VOLTANDO AOS TEMPOS DAS CAVERNAS, INVESTIGAM COMO OS HOMENS, DESDE OS PRIMÓRDIOS, REGISTRAVAM SUA CULTURA, SENTIMENTOS, OPINIÕES E  ATIVIDADES CULTURAIS.
NESTAS ATIVIDADES VÃO  DESCOBRIR  QUE A HUMANIDADE PASSOU POR PROFUNDAS EVOLUÇOES CULTURAIS E QUE A ESCRITA SOFREU MODIFICAÇÕES QUE VÃO DESDE OS DESENHOS E SÍMBOLOS QUE FICARAM GRAVADOS NAS CAVERNAS, NAS ROCHAS E PEDRAS ATÉ CHEGAR AO SISTEMA GRÁFICO DE REPRESENTAÇÕES HOJE UTILIZADO POR TODOS NÓS.O ALFABETO.
AO LONGO DESTA AVENTURA, AS CRIANÇAS ESTARÃO CONSTRUINDO SUAS HIPÓTESES DE LEITURA E ESCRITA E SE ENCANTANDO COM A MARAVILHOSA DESCOBERTA DA ESCRITA.

VÁRIAS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS DURANTE ESTE PROJETO .
CONFIRA ALGUMAS .

  • A CONSTRUÇÃO DE CAVERNAS COM ARGILA.
  • FILMES: A ERA DO GELO, OS FLINTSTONES.
  • DESENHO COM TINTA GUACHE.
  • REPRESENTAÇÃO COM DESENHOS E GIZ NO CHÃO E TAMBÉM COM CARVÃO.
  • CONSTRUÇÃO DE UMA CAVERNA.
  • TRABALHO COM MASSA DE MODELAR
  • LÂMINAS COM A HISTÓRIA DA ESCRITA EM DESENHOS.
  • CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO COM AS CRIANÇAS DO PRÉ III
  • SOBRE A HISTÓRIA DA ESCRITA.
  • TRABALHO SOBRE O NOME CONTANDO O NÚMERO DE LETRAS E MARCANDO COM PEDRAS E NÓS NO CORDÃO.
  • COMPARAÇÕES E CONSTRUÇÃO  COM DESENHOS DE CAVERNAS E NOSSAS CASAS HOJE.


LIVRO CONSTRUÍDO  





COM O TEMPO OS SÍMBOLOS E DESENHOS FORAM SENDO MUDADOS PARA TRAÇOS E SINAIS QUE HOJE, FORMAM O ALFABETO.

A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-T-U-V-W-X-Y-Z.





































Professoras:   Cristiane,   Edivani  e Jussara



A importância da saúde em nossas vidas - 4º e 5º Ano


Ao iniciarmos os estudos sobre o Corpo Humano com os alunos do 4º e 5º ano do GEM Nossa Sra de Fátima percebemos a necessidade de aprender um pouco mais sobre “Corpo e Saúde”.  


Em pesquisas durante as aulas de Informática os alunos constataram que a saúde é importante para termos uma vida tranquila, pois é a base para vivermos mais e melhor. 

Devemos fazer exercícios físicos diariamente, ir ao médico pelo menos uma vez ao ano e ter uma alimentação saudável.






Vimos através destes estudos que a higiene é essencial para mantermos o copo em plena saúde.
“Nosso corpo assim como a natureza precisam de alguns cuidados para manterem-se em equilíbrio.”
Para termos uma boa saúde é necessário cuidar do corpo, da mente e do ambiente em que se vive. Nesses cuidados podemos incluir os bons hábitos de higiene que se classificam em mental, física (do corpo e da boca), social, ambiental e alimentar. Deste modo, visando destacar as várias ações possíveis para mantermos a saúde através da higiene, os alunos confeccionaram vários cartazes enfatizando este tema.











Aliando vida saudável e higiene, a alimentação também é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. Contudo, uma nutrição adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos.
Para este assunto ser mais bem compreendido, os alunos assistiram conteúdos relevantes sobre alimentos necessários e importantes para uma boa alimentação, pois uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e  a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, promove melhora no rendimento de esportistas, potencializa o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes. (Colaboração da nutricionista Emanueli Carla Bandeloff).

Ainda realizaram pesquisas sobre alimentos presentes na mesa dos brasileiros e dos custos relacionados a cestas básicas em diferentes estados e cidades. Também elaboraram situações problemas utilizando-se dos dados pesquisados com resposta plausível englobando todos os aspectos acima descritos.

Na produção textual foi possível descrever a importância destes estudos, criar anúncios sobre, desperdício de alimentos e compreender a importância de uma boa alimentação em nossas vidas, e aliado a isso, somamos conhecimentos do todo que envolve nossas vidas, desde quando nascemos até quando nos tornamos adultos e somos parte essencial na roda da vida, ou seja, comemos, nos exercitamos, dormimos, compramos e diante disso temos que saber usufruir da maneira mais correta e cautelosa (consumo consciente) os meios de que dispomos. 









Como parte da pesquisa do projeto, os alunos realizaram entre as salas de aula da escola, uma pesquisa sobre como os alunos costumam se alimentar em suas casas durante as três principais refeições do dia. Com os resultados apurados, e analisando a pirâmide alimentar teremos uma ideia de como “anda” a alimentação de nossas crianças, se está correta ou não. Com os dados em mãos, os alunos terão os resultados para apreciação. 


Para concluirmos com êxito este trabalho, realizamos nas dependências da escola um lanche especial somente com alimentos naturais, para os alunos envolvidos na pesquisa. No lanche pudemos saborear sanduíches naturais, sucos de polpa e diversos tipos de frutas, além de outras especiarias.   




















                                                   Professoras: Marivete Pires – 4º Ano
               Lucila Brinkmann – 5º Ano