15 de abr. de 2010

Diversos Estilos de Aprendizagem

Observe as crianças brincando, interangindo, e aprendendo e irá notar que algumas crianças gostam de aprender de um certo modo determinado assundo ou conteúdo, enquanto que outras se sentirão mais confortáveis aprendendo a mesma coisa onde uma maneira totalmente diferente. Essa " maneira" individual pela qual a criança prefere aprender é, na essência, o Estilo de Aprendizagem dela. As crianças tendem a ter certas preferencias como por exemplo umas gostam de Ouvir histórias ou mesmo que pessoas Contem para elas, outras preferem Brincar com blocos de construção (lego), ou Cantar Músicas, ou simplesmente Brincar com as outras crianças,. Assim, conhecendo que tipo de abordagem é a mais adequada para o seu filho(nosso aluno), vai ficar muito mais fácil criar Experiências Educacionais muito mais eficazes, divertidas, e ainda fazer desse processo um ato de prazer.

12 de abr. de 2010

Aluno Agressivo?Ele precisa de afeto e de limites

o conversar com a criança de pré-escola e mostrar a ela comportamentos positivos, você contribui para resolver problemas de agressividade. Mas é importante envolver os pais nesse processo Em meio a brincadeiras e risos na hora do recreio, você escuta o choro de um aluno. Ele acaba de ser agredido por um colega. A cena é comum - e até normal - em turmas com crianças de até 6 anos. Mas, quando uma delas machuca os outros com freqüência e reage violentamente às dificuldades, é sinal de que a agressividade ultrapassou os limites. Até os 3 anos de idade, dar tapas, empurrar o amigo ou qualquer outro tipo de contato físico pode significar desejo de aproximação e não necessariamente vontade de incomodar. Entre 4 e 6 anos, os pequenos já sabem comunicar situações que não lhes são agradáveis. "Nessa idade, a criança é capaz de brincar 'com' e não apenas 'ao lado de' amigos. Ela começa a perceber as regras de convivência", afirma a psicóloga Maria Betânia Norgren, professora de arteterapia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses estágios de desenvolvimento não acontecem exatamente ao mesmo tempo: alguns podem apresentar por um período maior comportamentos mais ou menos avançados em relação à idade. Nem todas as crianças se adaptam facilmente a essas mudanças emocionais, o que pode também ser uma causa das reações hostis.