23 de mar. de 2010

PLANEJAMENTO 2010

Não importa aonde você parou... Em que momento da vida você cansou... O que importa é que sempre é possível recomeçar. Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo... É renovar as esperanças na vida E o mais importante... Acreditar em você de novo”...
Carlos Drummond de Andrade
“Educar é um trabalho que requer a união entre a Escola, a Família e a Comunidade”
Quando chegam na escola, os alunos ávidos por conhecer o novo, de explorar as possibilidades. A tendência do aluno é sempre gostar do professor. Trata-se de uma experiência diferente e o que é diferente encanta, seduz. Compete ao educador manter essa chama acesa para que o sonho não esmoreça. Paulo Freire costumava dizer que o mais nobre papel do professor é de gerenciar sonhos.
E completava: “Professor é aquele que gosta de viver. Gostar de viver é essencial para quem tem esse nobre mister de educar. Professores, diretores, supervisores, funcionários, pais e mães... Educadores por excelência.
Personagens que devem atuar juntos num palco onde convivem artistas extremamente talentosos.” Professores deixam marcas indeléveis. Marcas que se perpetuam na memória e também no coração. Assim, que nesse ano cada mestre sinta no peito a mesma emoção do seu primeiro dia como professor. Por tudo isso, a todos aqueles que se dedicam ao instigante espetáculo da educação: uma excelente aula...Hoje e em todos os dias desse ano, que simboliza, nos dizeres do poeta, mais um “milagre de renovação!”

Pessoas que compartilham uma direção comum e um senso de equipe, chegam aose destino mais depressa e facilmente porque elas se apóiam na confiança umas das outras. Lembre sempre: * Ética profissional – procure mantê-la; * Pontualidade * Compromisso * Entrosamento entre colegas de área se faz necessário, porém, nos intervalos e não durante as aulas; * Participação e empenho nas decisões coletivas do grupo, tendo postura comum e decidida por todos; * Respeito às opiniões divergentes dos colegas; * Avisar com antecedência a ausência e enviar o plano de aula completo; * Cuidar do visual da sala: cartazes velhos, murais despencando; * Plano de aula: Quem você está ensinando? Defina aonde quer chegar, o que a urma realmente precisa e o que é possível fazer; * Intervir sempre ; * Avaliação: observar o aluo nas áreas: Cognitiva: conhecimento e habilidades intelectuais Afetiva/comunicacional: interesses, atitudes, valores e oraliade.

Psico-motora: hábitos e automtismos; *Desenvolva atividades diagnósticas para adequar o planejamento à realidade de sua sala; * Dever de casa: cobrar muito do aluno; * Cobrar dos alunos asseio pessoal, na sala de aula, banheiros, bebedouros e etc; * Definir conteúdos a partir das Matrizes Curriculares; * Selecione os materiais pedagógicos necessários com antecedência para realizar as atividades; * Preveja o local das aulas; * Discuta regras de convivência em sala de aula; * Estimule o aluno semana após semana.Enfatize a importância de estudar e as exigências do mercado de trabalho;

A ESCOLA SOMOS TODOS NÓS. A FAMÍLIA E O ALUNO ACREDITARÃO EM NÓS SE FOMOS COERENTES NA PRÁTICA DO QUE ESTAMOS PROPONDO PARA NÓS MESMOS. FAÇA A DIFERENÇA. O CIDADÃO DO FUTURO ESTÁ EM NOSAS MÃO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário