Parte da palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba em 23/07/09 1- A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2- O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo e nem para ficar trancado. Não se pode castigar com internet, som, TV. Esteja presente na vida do seu filho não permita que ele se isole na sua infelicidade.
3- É preciso confrontar o que o seu filho conta com a verdade real. Se falar que o professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
4-Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem.
5- A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança...
6 A criança dever ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada, Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
7- É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
8- Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará quea a sociedade terá que encolir também e assim agirá sempre. Portanto, será sua responsabilidade por não ter aprendido a educar.
9- Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem "vidas", e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
10- Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
Diante de tudo isso; Se você já tem filhos faça uma reflexão sobre como vem conduzindo a educação de seu filho. Se você nãoa tem se pergunte um milhão de vezes, antes de tê-los, se você é capaz de ser um bom pai ou uma boa mãe. Só assim teremos a perspectivas de em alguns anos ver a sociedade melhorar. Pense nisso!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário